No Brasil, o câncer de mama é o mais incidente nas mulheres (depois do de pele não melanoma), com 74 mil novos casos previstos por ano até 2025 segundo estimativas do INCA – Instituto Nacional do Câncer. Essa realidade torna indispensável esforços para prevenção através de campanhas de conscientização como as que ocorrem no mês dedicado ao câncer de mama, o Outubro Rosa. Além disso, a arrecadação de fundos para pesquisa de novos medicamentos é extremamente importante, assim como eventos que unem a sociedade em prol de uma maior compreensão sobre esse câncer.
CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO
Quem não sabe o que é o “Outubro Rosa”? Graças a um dedicado e amplo trabalho de divulgação que ganhou força na nossa cultura, esse movimento é um dos mais reconhecidos em todo o mundo.
Durante o mês de outubro, diversas ações são realizadas para destacar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do apoio às pacientes na sua jornada contra o câncer de mama. O laço rosa é um símbolo universal de esperança, coragem e também de solidariedade às pacientes que estão enfrentando essa doença.
As redes sociais de organizações sérias e de médicos dedicados também são aliadas para divulgar informações sobre o câncer de mama, ajudando a ampliar o alcance das mensagens e a incentivar a busca por uma avaliação médica.
ARRECADAÇÃO DE FUNDOS PARA PESQUISAS
As pesquisas em câncer de mama são extremamente importante para:
– Avanço no conhecimento dos mecanismos biológicos e genéticos envolvidos no câncer de mama, permitindo uma abordagem mais aprofundada da doença. Isso leva ao desenvolvimento de novas estratégias de prevenção e tratamento.
– Diagnóstico precoce: as pesquisas contribuem para o desenvolvimento de novas técnicas de diagnóstico e rastreamento, permitindo a detecção precoce do câncer de mama. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento e melhora a sobrevida das pacientes. Um câncer de mama estadio I tem mais de 90% de chances de cura.
– Desenvolvimento de tratamentos mais eficazes com alvos moleculares específicos e novas terapias que visam diretamente as células cancerígenas, aumentando a eficácia dos tratamentos e reduzindo os efeitos colaterais.
– Personalização do tratamento de acordado com as características genéticas e biológicas de cada paciente e do tumor, tornando a terapia mais precisa e eficaz.
– Qualidade de vida das pacientes: as pesquisas também se preocupam em melhorar a qualidade de vida das pacientes, desenvolvendo intervenções que ajudam a lidar com os efeitos colaterais do tratamento.
– Redução da Mortalidade: com o avanço das pesquisas, houve uma diminuição na taxa de mortalidade por câncer de mama ao longo dos anos, mostrando que o investimento nesse setor tem resultados positivos e significativos.
– Empoderamento e informação: A pesquisa em câncer de mama fornece informações valiosas para pacientes, familiares e profissionais de saúde, capacitando-os com o conhecimento necessário para tomar decisões mais conscientes sobre o tratamento e os cuidados.
EVENTOS
Caminhadas, bazares, exposições e jantares beneficentes são algumas das iniciativas que unem a comunidade em torno dessa causa nobre. A participação da sociedade nesses eventos viabiliza muitos estudos e promove a integração, a solidariedade e o engajamento da comunidade.
GRUPOS DE APOIO
Os grupos de apoio fornecem um espaço acolhedor e empático para pacientes compartilharem experiências, tirarem dúvidas, trocarem informações e encontrarem suporte psicológico. São encontros que, muitas vezes, tiram as pacientes do isolamento.
Participar ativamente dessas iniciativas é uma maneira de contribuir com a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz para as pacientes.