Informação e prevenção salvam vidas!
No dia 08 de abril comemora-se o Dia Mundial de Luta contra o câncer.
Segundo a última estimativa do IACR (International Agency for Research on Cancer), em 2022 ocorreram 20 milhões de novos casos de câncer no mundo e 9,7 milhões de mortes.
O câncer de pulmão e o câncer de mama em mulheres são os mais comuns e representam, respectivamente, 12,4% e 11,4% do total de novos casos, seguidos pelo câncer colorretal (9,6%), câncer de próstata (7,3%) e câncer de estômago (4,9%).
O aumento dos casos de câncer de pulmão foi atribuído ao tabagismo e, em menor proporção, a poluição atmosférica. O aumento dos casos de câncer colorretal, por sua vez, pode ter ocorrido devido ao sedentarismo e ao maior consumo de carne vermelha e álcool.
Ressalta-se que a vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) e hepatite B previnem o câncer de colo de útero e o câncer hepático respectivamente.
Além disso, o câncer de mama, colorretal e de colo uterino podem ser rastreados e apresentam elevadas taxas de sobrevida quando diagnosticados precocemente.
Apesar de o câncer ser uma doença prevenível na maioria das vezes e de ter uma elevada taxa de cura se diagnosticado em estádios iniciais, estimam-se 35 milhões de novos casos de câncer até 20250, um aumento de 77% em relação a 2022, sendo o maior aumento nos países com baixo IDH (aumento de 142%).
Assim, ressalto que a prevenção do câncer deve incluir a implementação de políticas públicas eficazes. É uma luta que exige um compromisso com a educação e a sensibilização para que possamos quebrar estigmas, promover diagnósticos precoces e encorajar estilos de vida saudáveis.
Por isso:
- Não fume;
- Pratique atividade física;
- Mantenha um peso adequado e estável;
- Evite carnes processadas como: presunto, bacon, mortadela, peito de peru defumado, salame, salsicha etc;
- Evite alimentos industrializados;
- Evite bebida alcoólica;
- Limite o consumo de carne vermelha;
- Vacine-se contra HPV e hepatite B;
- Proteja-se contra o sol (Use filtro solar);
- Faça exames de rastreamento para o câncer de colo de útero, mama e colón quando indicado (Converse com seu médico)!
Referência Bibliográfica:
CA Cancer J Clin. 2023;73:17–48.
Acessado em :https://gco.iarc.fr/today/en